fbpx
Especial

15 Coisas produtivas para fazer quando se está entediado

Há muitas coisas produtivas que podem ser feitas quando você está entediado.  Você pode utilizar a teoria da eliminação. Eu levei essa teoria um passo adiante. Expandindo-a incluí mais dois tipos de atividades. Aqui estão 15 coisas produtivas que você pode fazer enquanto estiver entediado baseado no principio da eliminação, consumo e trabalho.

1. Elimine a bagunça
Um dos motivos por você não estar sendo tão produtivo quanto deseja, pode ser devido à demasiada bagunça ao seu redor. Coisas produtivas que podem ser feitas quando você está cansado incluem arrumar sua mesa, retirar livros da sua estante que você nunca vai ler e apagar do seu smartphone aplicativos que você nunca usa. Não somente você terá feito uma limpeza, mas também terá mais energia para seguir em busca de tarefas mais complexas.

2. Elimine distrações
Há algo em particular que está distraindo você? Se você busca fazer coisas produtivas enquanto está cansado ou entediado, foque no que especificamente está diminuindo sua produtividade. Mídias sociais são fontes de distração populares, por exemplo. Saia das redes sociais por um momento, então você poderá focar em coisas que realmente importam.

3. Elimine preocupações
Você está preocupado com algo? Esta preocupação está diminuindo sua produtividade? Encare os problemas que estão fazendo você gastar seu tempo. Removendo todos os fatores estressantes, você será bem mais produtivo.

4. Elimine o desnecessário
Existem muitas coisas nas nossas vidas que podem ser interessantes, mas são distrações à nossa produtividade pelo fato de não serem necessárias. Identifique essas coisas e as remova de seu ambiente de trabalho.

5. Elimine tarefas rápidas
Mesmo que você não tenha energia para realizar uma grande tarefa, esperançosamente, você terá suficiente para uma pequena.  Cheque os itens da sua lista de afazeres que podem ser feitas rapidamente, como fazer uma ligação ou mandar um email.

6. Consuma conhecimento
Os momentos de tédio são uma ótima oportunidade para aprender. Coisas produtivas para fazer quando se está nessa situação devem incluir ler um livro ou assistir a tutoriais no YouTube.

7. Consuma informações
Informação não é o mesmo que conhecimento. Aqui estão nomes, termos, datas, estatísticas ou algo similar que você precisa enraizar em sua memória. Estudar dados é uma das coisas mais produtivas que você pode fazer quando está entediado.

8. Consuma ficção
Você deve ser cuidadoso neste caso. Você não pode apenas assistir ao episódio de sua série favorita na TV e achar que está fazendo algo produtivo.  Entretanto, este tempo pode ser bem gasto assistindo, lendo ou ouvindo algo que inspira você.

9. Consuma “não ficção”
Não ficção é menos arriscado para a sua produtividade do que a ficção, porém também se trata de um caminho traiçoeiro.  Leia a bibliografia de alguém importante na sua profissão ou sobre eventos que marcaram a história relevante a sua carreira. Desta forma, você estará agregando conhecimento e será produtivo.

10. Consuma cultura
Consumir cultura não apenas enriquece você, mas ao mesmo tempo você está se arriscando em uma nova experiência. Participar de atividades que você não tem uma experiência previa pode ser extremamente positivo.

11. Trabalhe no seu trabalho
Trabalhar é possivelmente a coisa mais difícil de fazer quando se está cansado, mas ainda é possível agir contra a letargia e deixar algo pronto. Se você está desmotivado, lembre-se que seu tempo é melhor aproveitado quando você faz um trabalho que lhe paguem em troca. O incentivo em forma de dinheiro é muito bom para produtividade.

12. Trabalhe em algo diferente
Se você não quer fazer algo relacionado à sua carreira, tente algo artístico! Atividades criativas como pintar ou escrever podem ser perfeitas.

13. Cuide de sua saúde física
Se você não está com energia suficiente para fazer algo que exige energia mental, espero que ao menos você tenha energia para praticar alguma atividade física. Algumas coisas a fazer quando você está entediado incluem corrida, caminhada, andar de bicicleta e levantamento de peso. Qualquer tipo de exercício irá te tirar da chateação.

14. Trabalhe em sua saúde emocional
Há um assunto particular que está complicando sua vida? Se sim, encare-o. Depois de resolvido, você encontrará a produtividade facilmente.

15. Trabalhe sua saúde mental
Tédio é na realidade algo ligado à ansiedade e depressão. Tente fazer exercícios mentais que ajudem a manter o foco em experiências positivas e conscientes para aliviar o que você tem sentido em relação ao tédio. Alguns pequenos passos em direção a sua saúde mental irão não apenas auxiliar na sua produtividade, mas também na sua felicidade no geral.