fbpx
Especial

20 conselhos que todo jovem profissional deveria seguir

Confira os 20 conselhos que todo jovem profissional deveria seguir:

1. Estabeleça sua marca registrada. 
Decida qual é a reputação que você gostaria de ter em seu local de trabalho e deixe que suas ações o definam. Cumpra o prometido e crie prazos. Exceda as expectativas. Evite que comportamentos da sua vida pessoal interfiram na sua vida profissional (ainda mais nos dias de hoje com os riscos das redes sociais neste meio). Lembre-se que detalhes contam e poderão diferenciá-lo dos demais.

2. Busque um orientador.  Eu suponho que um profissional ocupado alegue “Não tenho tempo para ser um orientador”, porém a maioria das relações orientado-orientador acontecem naturalmente, não sendo estabelecidas formalmente. Esteja a procura deles. Eu aposto que os meus melhores orientadores provavelmente nem saibam que desempenharam esse papel.

3. Mantenha-se ligado nas notícias diárias. Leia jornais, cheque sites de notícia e blogs, escute ao radio no caminho para o trabalho. Saiba o que há de novo no seu setor ou indústria antes de seu chefe ou clientes o questionarem.

4. Deixe sua mesa e saia para uma caminhada. Mesmo que seja só para dar uma volta na quadra ou comprar um sanduíche, em alguns momentos durante o dia seu cérebro necessita luz natural e um pouco de ar fresco, além disso, seu corpo necessita ser alongado.

5. Faça planos antes de executar seu trabalho. Não planejar não o leva a lugar nenhum. Os planos poderão mudar devido às circunstâncias. Seja flexível,  mas tenha um plano independente do que se tratar o projeto, uma viagem, uma grande aquisição, ou uma decisão importante na sua vida.

6. Não desperdice a chance de aprender. Descubra o que seu chefe ou líderes em sua profissão estão lendo (livros, publicações profissionais, sites, etc.) Procure oportunidades de desenvolvimento profissional; pague por elas você mesmo, se necessário. Junte-se à organizações profissionais – e se envolva.

7. Vá ao seu chefe com uma solução, não com um problema. Seu chefe está resolvendo problemas o dia todo. Faça a vida dele mais fácil, apresentando uma solução quando há um problema. Mesmo se essa não é a solução que o resolve, pelo menos, evita que seu chefe de tema a visão de você em sua porta.

8. Escreva “obrigado” e recados (manuscritas, não por e-mail). Reuna cartões de pessoas que você conhece em eventos, reuniões, ou simplesmente quando estiver fora de casa. Uma nota escrita à mão “prazer em te conhecer” irá te diferenciar e ajudar as pessoas que você conheceu a lembrarem de você. Tecnologia é bom, mas o toque pessoal ainda faz a diferença.

9. Viaje em qualquer oportunidade que tiver. Viaje para pequenas cidades e grandes metrópoles através do país e ao redor do mundo. Não adie viagens. Você nunca irá contar aos seus netos sobre a grande viagem que você não fez porque você estava muito ocupado trabalhando.

10. Seja interessado e curioso. Faça boas perguntas, e as faça com frequência. Jovens profissionais têm muito a oferecer no ambiente de trabalho. Fale mais alto quando você tem algo a oferecer, porém lembre-se de equilibrar o seu entusiasmo com a experiência de colegas nível superior.

11. Lembre-se que todo mundo carrega seu próprio saco de pedras. Você não sabe que tipo de assunto pessoal seu colega que perdeu o prazo está lidando em casa ou com a família.
12. Crie o seu próprio estilo. Isso não significa usar havaianas em um ambiente corporativo formal. No entanto, você pode diferenciar-se dos demais dando uma curva no senso comum. Cada um na sua, apenas encontre seu estilo próprio.

13. Mantenha-se atualizado, mas evite fofocas. Seja um “boundaryspanner” – alguém que é respeitado e confiável em todas as partes e em todos os níveis da organização.

14. Procure oportunidades de ser um “conselheiro às avessas”. Você pode ser um recurso para seus colegas mais velhos. Profissionais experientes podem aprender muito com seus colegas mais jovens.

15. Parecer comprometido não é a mesma coisa que ser produtivo. O colega de trabalho que muito fala da sua pesada carga de trabalho é, provavelmente, muito menos produtivo que aquele que se organiza e prioriza seus dias.

16. Um bom editor fará você brilhar. Não encare seus trabalhos sendo editados como você olharia para um professor corrigindo uma tarefa de casa. A edição é um processo colaborativo, e há sempre espaço para melhorias em sua escrita.

17. Não vá trabalhar doente. Ninguém aprecia o chato de nariz entupido. É por isso que você dispõe de dias de licença.

18. Cultive contatos fora do trabalho. Seu próximo trabalho provavelmente virá de alguém que você conheceu através de igreja, organizações sem fins lucrativos, grupos de ex-alunos, amigos e organizações profissionais.

19. Corra riscos. É NORMAL fazer besteira de vez em quando. Ninguém pode esperar a perfeição. Muitas vezes você pode aprender mais com os erros do que sucessos. Sim, você pode.

20. Esforce-se para manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida. O equilíbrio provavelmente flutuará diariamente, mas saídas criativas, exercícios e passatempos fazem de você um funcionário mais valioso – e mais saudável.

Fonte: PR Daily