fbpx
Bem-estar animalCeva

Bem-estar animal e sustentabilidade: qual a relação?

Desde a década de 60, o conceito de bem-estar animal vem sendo discutido e atualizado, levando em consideração os avanços científicos, demandas do mercado consumidor e da agroindústria, políticas governamentais, entre outros.

Dessa forma, o tema já é de grande conhecimento dos suinocultores brasileiros, que compreendem as relações entre bem-estar animal, sanidade e desempenho produtivo dos suínos.
Entretanto, os atuais diálogos sobre bem-estar nas granjas de suínos vêm adicionando um novo conceito: o da sustentabilidade (McGlone, 2013, Buller et al., 2018).

Conforme Gameiro (2014) destaca, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) definia o conceito de sustentabilidade como “a garantia da obtenção e satisfação continuadas das necessidades humanas para a geração atual e para as futuras gerações.”

Recentemente, a mesma organização atualizou tal conceito para reforçar que a garantia do bem-estar humano não deve ser às custas do bem-estar dos outros, incluindo aqui os animais de produção.

Práticas sustentáveis nas granjas devem considerar, entre várias dimensões, o bem-estar dos animais e dos colaboradores das granjas, o uso racional dos recursos (gestão da água, manejo de dejetos e energia elétrica), a gestão correta do ambiente e aspectos econômicos dos sistemas de produção (Broom, 2019; Gunnarsson et al., 2020).

Na prática, observa-se como todos estes elementos estão conectados. Gunnarsson et al. (2020) apontam, por exemplo, que a saúde dos suínos é parte importante do seu bem-estar, além de animais saudáveis reduzirem os gastos com tratamentos, menor descarte de produtos químicos e otimização do trabalho dos funcionários da granja. Dessa forma, melhorar a saúde dos suínos vai além dos impactos em seu bem-estar, mas possui consequências na saúde financeira e ambiental das granjas.

Portanto, o próximo passo da implementação de boas práticas de bem-estar na produção de suínos inclui avaliar como tais estratégias se comunicam com o desenvolvimento sustentável das granjas. Essa abordagem holística é fundamental para promover uma maior qualidade de vida dos suínos, sem que para isso comprometa os aspectos econômicos, sociais e ambientais do sistema de produção.

Referências

Broom, D. M. (2019). Animal welfare complementing or conflicting with other sustainability issues. Applied Animal Behaviour Science, 219, 104829. Doi: https://doi.org/10.1016/j.applanim.2019.06.010

Buller, H., Blokhuis, H., Jensen, P., & Keeling, L. (2018). Towards farm animal welfare and sustainability. Animals, 8(6), 81. Doi: https://doi.org/10.3390/ani8060081

Gameiro, A. H. (2014). Sustentabilidade e bem-estar animal: sim, tudo a ver. Boletim Apamvet. Departamento de Nutrição e Produção Animal. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Universidade de São Paulo. Disponível em: apamvet. com.

Gunnarsson, S., Arvidsson Segerkvist, K., Wallgren, T., Hansson, H., & Sonesson, U. (2020). A systematic mapping of research on sustainability dimensions at farm-level in pig production. Sustainability, 12(11), 4352. Doi: http://dx.doi.org/10.3390/su12114352

McGlone, J. J. (2013). The future of pork production in the world: towards sustainable, welfare-positive systems. Animals, 3(2), 401-415. Doi: https://doi.org/10.3390/ani3020401