fbpx
Raças

Canastra

PAIS DE ORIGEM: BRASIL

ESTATURA: MÉDIA

PELAGEM: NEGRO COM PELOS FINOS E CURTOS. 

APTIDÃO: BANHA

PRODUTIVIDADE: BAIXA

CARACTERÍSTICAS: A CABEÇA É GRANDE; GROSSA, DE PERFIL CÔNCAVO, COM FRONTE DEPRIMIDA E PREGUEADA, FOCINHO GROSSO, BOCHECHAS VOLUMOSAS, COM ORELHAS GRANDES E CABANAS. O CORPO É COMPRIDO, APERTADO LATERALMENTE, E OS MEMBROS FORTES. 

Introdução

O suíno canastra é um animal de tamanho médio. Muito rústico, indicado para sistemas de criação a campo. As fêmeas são boas mães, produzindo ninhadas, em média, de 6 a 8 leitões. Os suínos canastra têm grande propensão à engorda e produzem muita banha e toucinho.

Histórico

Os animais canastra é derivada das raças Alentejana e Translagana de origem portuguesa.  No Brasil essa raça é muito comum na região de Formiga em Minas Gerais.

Manejo Nutricional

Os animais Canastra por ter baixa produtividade e muita gordura, também são pouco exigentes com relação a nível nutricional, podendo formular ração com menores teores de proteína e ainda assim ter um ganho de peso satisfatório. Com isso, é necessária a formulação da dieta de acordo com os alimentos disponíveis na propriedade.

Manejo Sanitário

Por serem muito rústicos, os animais canastra são pouco propícios a várias doenças. Entretanto, é necessário que as instalações sejam limpas e desinfetadas; os animais sejam vacinados e vermifugados de acordo com a recomendação do médico veterinário.

Produtividade

– Média de leitões nascidos – 9

– Média de leitões aos 21 dias – 8,28

– Peso aos 280 dias (kg) – 120

Fontes:

Imagen: http://www.sossuinos.com.br/consultas/canastra.htm

http://www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/MATERIAL_TECNICO/cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20porco%20caipira.pdfhttps://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br/2011/02/criacao-de-suinos-no-brasil-as-racas.html