fbpx

Eficácia da vacina baseada em PCV2a no controle da infecção por diversos genótipos de PCV2

Atualmente, cinco genótipos diferentes de PCV2 são reconhecidos: PCV2a, PCV2b, PCV2d, PCV2e e PCV2f. As vacinas comerciais disponíveis são baseadas no PCV2a, mas o controle bem sucedido da circovirose nas granjas, indica que a vacinação também é capaz de controlar a doença causada pelo genótipo PCV2b.

No início dos anos 2000, o PCV2a ainda era o genótipo que predominava na população, mas a partir de 2012, o cenário começou a mudar. De acordo com os genótipos sequenciados no laboratório de diagnóstico da Iowa State University, nos anos de 2013 a 2016 houve um aumento da prevalência do PCV2d nos Estados Unidos. Os isolados sequenciados foram mais virulentos do que as cepas tradicionais PCV2a e PCV2b, fato que levantou preocupações sobre a eficácia das vacinas baseadas no genótipo PCV2a (Madson et al., 2016).

Neste contexto, o estudo conduzido por Opriessnig et al., (2014) comparou a eficácia de uma vacina comercial baseada em PCV2a com uma vacina experimental baseada em PCV2d. Os leitões foram desafiados por via intra nasal, com um inóculo de homogenado de pulmão que se apresentava positivo para PCV2d e PRRS (Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos). De acordo com os autores, esse modelo de coinfecção simulou, de maneira adequada, as condições observadas à campo, onde a infecção do PCV2 em concomitância com PRRS, é bastante frequente.

Sob as condições do estudo, ambas as vacinas reduziram ou preveniram, de forma significativa, os níveis de PCV2 no sangue dos animais. Além disso, a vacina baseada no PCV2a proporcionou maior ganho de peso se comparado com o grupo controle negativo e com o grupo vacinado com vacina experimental específica para PCV2d.

As observações feitas neste estudo mostram que a infecção provocada pelo PCV2d tem comportamento similar a infecção pelo PCV2a e PCV2b. Os resultados também reafirmam que, a vacina baseada em PCV2a apresenta eficiência contra os diversos genótipos do vírus, descartando a necessidade imediata da produção de uma vacina que inclua o genótipo PCV2d.

Referências

Opriessnig, T., Gerber, P. F., Xiao, C. T, Mogler, M., Halbur, P. G. A commercial vaccine based on PCV2a and an experimental vaccine based on a variant mPCV2b are both effective in protecting pigs against challenge with a 2013 U.S. variant mPCV2b strain. Vaccine, v. 32, Issue 2, 3 Jan 2014, p. 230-237.

Madson, D., Chalupsky, E., Rademacher, C. PCV2 genotypes are expanding, furthering challenges. In: National Hog Farmer. Nov, 2016.

Conheça a MSD Saúde Animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *