fbpx

Exposição na internet é bom?

Por que a produção de conteúdo na internet, relacionado ao ensino, é algo importante? Por que você deveria fazer isso? (spoiler: Você acabará este texto com vontade de escrever seu primeiro post ensinando algo que ama.)

O compartilhamento de conhecimento na internet é algo que pode mudar a vida tanto daquele que cria o conteúdo, como daquele que o consome.

 Hoje em dia, o conhecimento é relativamente disponível, sendo que dentre os poucos obstáculos que separam você (“procurador” da informação) de sua fonte, é a opção “Cadastre-se aqui!”. Convenhamos que em uma geração workaholic, onde tempo é dinheiro, este impedimento é bastante superável.

Sair do anonimato e se jogar na exposição online, pode ser algo considerado amedrontador, mesmo que não estejamos falando sobre se expor sem limites, mas sim, de maneira planejada, prevenida e controlada. Tal sentimento, pode ser explicado por  várias razões, dentre elas:

1) Receio de falar algo errado;

2) Querer fazer algo perfeito desde o início;

3) Vergonha de aparecer em frente uma câmera (caso seja este o objetivo);

4) Medo de explanar opiniões abertamente;

5) Não saber como fazer algo inovador e que chame atenção.

Mas antes de prosseguirmos, gostaria que vocês tentassem se lembrar quando nossos avós diziam: “Só consegue um bom emprego quem sabe ler e escrever.”, ou quando nossos pais falavam “Só consegue um bom emprego quem sabe inglês fluente.” Bom, o que tenho certeza é que nos tempos atuais, somente se consegue ou se cria, uma oportunidade para um bom emprego, aquele que é alfabetizado digitalmente.

Mas agora você pode estar se perguntando, “Mas sobre o que eu poderia falar na internet?” A resposta é simples, fale sobre o que você ama, fale sobre aquele assunto que você poderia ficar conversando com um amigo durante 3 horas, aquilo que te instiga, que te interessa e te motiva. Já pensou que a própria Academia Suína pode ter surgido desta forma? Bem, eu já pensei que sim, e acho muito provável.

A disseminação de conteúdo por meio da internet pode melhorar sua capacidade de se comunicar – pelo aumento do seu repertório de argumentos, assim como pela organização de suas ideias – e consequentemente, melhorar sua fala em público. Mas isso talvez você já sabia, certo?

O sucesso na criação de postagens ou vídeos para o mundo online, depende de um eficiente gerenciamento de projetos, e não há lugar melhor para desenvolver este tipo de competência, do que em um projeto digital, tratando-se de um empreendimento onde o risco não é alto, concordam?

Trabalhos com criação de conteúdo digital, tornam-se cada vez mais frequentes, como uma renda extra ou básica. O objetivo desses criadores é produzir conteúdo que seja interessante suficiente ao público, para gerar audiência, pois isso que fará você ser capaz de vender o que ensina/cria.

Do ponto de vista do público, o ensino online consiste em uma excelente oportunidade para pessoas que não poderiam fazer um curso presencial, por inúmeras questões, como horários incompatíveis com a carga horária fixa de uma instituição tradicional, tendo então esta possibilidade de se capacitar.

Logo, se você possui um conhecimento e acredita que ele é replicável, que é interessante para mais pessoas, você PRECISA investir em um produto digital, uma rede social. As pessoas estão mais aptas e com desejo de consumir esses conteúdos, principalmente se elas percebem que você entrega muito conteúdo de boa qualidade.

Ensinar pela internet, significa aprender mais e aprender melhor. Sabe daquela velha história de “Ensinar é o melhor jeito de aprender”? Pois então, ela se encaixa perfeitamente nesta situação. Quando você produz um conteúdo para a internet, isso aguça sua vontade de buscar por si mesmo a informação, de checar fontes e comparar opiniões, melhorando muito o senso crítico (adendo: senso crítico não significa falar mal do trabalho dos outros e sim, compreender e interpretar informações, de maneira que te leve a rejeitar ou concordar com o que é dito).

Acredito então, ser importante desmistificar aqueles 5 medos de quem sente vontade de ensinar algo na internet, mas ainda não o fizeram.

1) O receio de falar algo errado vem da ideia de que você precisa saber absolutamente tudo sobre o assunto que irá abordar. Este pensamento é incorreto, primeiro, porque ninguém sabe tudo sobre algo, segundo, porque uma das várias vantagens de começar a falar na internet é também estar receptivo para aprender com seus seguidores. Realmente este trabalho estimula o comportamento colaborativo, já que sempre terá alguém que saberá algo que você não sabe, e vice-versa.

2) A vontade de querer fazer perfeito, é uma das maiores pedras no seu caminho para a ascensão no reino online (ok, exagerei ligeiramente, mas você entendeu meu ponto, certo?). Tatue na alma a frase “Feito é melhor que perfeito”, e isto está bem longe de algo mal feito, na verdade, essa frase diz que uma demanda deve ser realizável a ponto de ser bem feita em um prazo determinado.

3) Aparecer em frente uma câmera, não necessariamente precisa ser o seu estilo inicialmente, existem muitos conteúdos incríveis para exemplificar esse argumento, nos quais os criadores utilizam outras formas de exposição, como o uso somente da voz e das mãos, em conjunto com a utilização de um cenário bem pensado.

4) É importante ter em mente que o simples fato de ter uma opinião sobre alguma coisa, significa que alguém terá uma opinião contrária, mas isso não precisa ser visto como algo negativo. A maneira de se posicionar diz muito sobre a maneira como será retrucado. Sempre tenha em mente que educação, gentileza e humildade são as melhores escolhas.

5) Existe esse mito que gira em torno de fazer algo inovador, você não precisa descobrir algo que nenhum ser humano nunca sonhou, algo revolucionário (um dia, quem sabe. Mas vamos começar aos poucos.). Inovar é na verdade um processo contínuo de melhoria, criatividade e questionamento do status quo. Enfim, conhecimento é algo que vale dinheiro, pois então, não jogue seu conhecimento fora, use-o para se divulgar, afinal, você é seu maior e melhor produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *