fbpx
Raças

Hampshire

  • PAIS DE ORIGEM: INGLATERRA ESTATURA: GRANDE
  • PELAGEM: NEGRO COM UMA FAIXA BRANCA EM VOLTA DAS PALETAS E PATAS DIANTEIRAS. 
  • APTIDÃO: CARNE
  • PRODUTIVIDADE: ALTA
  • CARACTERÍSTICAS: CABEÇA DE TAMANHO MÉDIO, ORELHAS ERETAS PARA CIMA E PARA FORA DO TIPO ASIÁTICO. O PESCOÇO É CURTO E O TRASEIRO LARGO.

Introdução 

O Hampshire é uma raça originada do condado de Bonne, Kentucky. Um animal de grande porte, com ótima deposição de musculo na carcaça e alta qualidade de carne, tendo poucas incidências de carne PSE (Pálida mole e exsudativa). São animais vigorosos ativos e muito dóceis, sendo excelentes mães. 


Histórico

É originária do condado de Boone, Kentucky; derivada de porcos ingleses do Hampshire, introduzidos em 1825. O iniciador da raça foi o Major Joel Garnett, tornando-se conhecida a partir de 1893, quando se estabeleceu seu registro. No Brasil essa raça se adaptou bem, sendo introduzida no Rio Grande do Sul na década de 1950.


Manejo Nutricional 

Os animais Hampshire por ter alta produtividade e uma boa característica de carcaça, devem ser alimentados de forma que atenda as suas exigências nutricionais durante todo o seu período de vida. Com isso, é necessária a formulação da dieta de acordo com os alimentos disponíveis na propriedade. 


Manejo Sanitário 

Por serem muito produtivos, os animais Hampshire são propícios a várias doenças. Com isso, é necessário que as instalações sejam limpas e desinfetadas; os animais sejam vacinados e vermifugados de acordo com a recomendação do médico veterinário. 


Produtividade 

– Média de leitões nascidos – 9,29 

– Média de leitões aos 21 dias – 8,78

– Peso médio aos 21 dias (kg) – 5,26 

– Ganho de peso diário 20 – 90 kg (g/dia) – 695

– Conversão alimentar 20 – 90 kg (kg/kg) – 3,25

– Rendimento de carcaça aos 90 kg – 75%

Fontes: 

http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4753/material/Ra%C3%A7as%20Suinas.pdf