fbpx
Especial

Os 5 passos para o pensamento estratégico que realmente importam !

Estive tendo uma conversa com dois ou três executivos que me se mostrou um pouco surpreendente. Como coach executivo, também sou encarregado de ajudar os executivos a serem mais estratégicos. Finalmente, esta semana alguém me questionou: “O que é pensamento estratégico?”.

O que faz com que se pareça mais estratégico? Como ele soa? Como se faz?

Se você é um pequeno empresário, um grande empresário, ou um CEO de uma empresa, o pensamento estratégico é uma habilidade que importa, mesmo que o fato de colocar em prática uma mudança na sua maneira de pensar possa parecer assustador.

O pensamento estratégico se trata do alinhamento da visão e metas da empresa, ou de um objetivo pessoal. Isso requer um bom pensamento antiquado. A maneira como você busca a conexão entre visão e objetivos variam de acordo com as suas preferências pessoais: a maneira de pensar, a maneira de processar, a maneira que você aprende.

Se você está pronto para começar a pensar de forma mais estratégica, considere as cinco etapas a seguir para usufruir de um bom estado de espirito, onde as ideias podem fluir e ganhar vida.

Alinhe a sua visão. Quando você é claro sobre o que você quer, você é capaz de descrevê-lo com detalhes nítidos. Você sabe o que será preciso para chegar lá e saberá quando alcançou seu objetivo. Você se conecta a uma fonte interior de inspiração que vai levá-lo adiante e obrigá-lo a alcançar uma nova e poderosa visão. Como um líder ou empreendedor, a visualização da “big picture” permite que você escolha as tendências significativas de seu entorno e aprimore o seu potencial. E assim, essa ideia potencial se alinha com sua visão final.

Faça perguntas. Agora que você já está conectado com sua visão e metas, é hora de começar a perguntar a si mesmo: “Qual é a minha meta? O que eu tenho que fazer para chegar lá?”.

Pense. Há três abordagens para isso. A primeira é a abordagem analítica. Escreva as respostas para as perguntas que você fez a si mesmo na etapa dois, tente ser o mais detalhado possível. Esta abordagem serve para aqueles necessitam de clareza. A segunda abordagem é a abordagem colaborativa. Para aqueles que são mais sociais e atingem o “brainstorming” em reuniões quando outras pessoas estão envolvidas na discussão de questões estratégicas. Você convida colegas de trabalho com diversas áreas de especialização e requisita auxílio em quais quer que sejam suas dúvidas, como por exemplo, se tornar mais visível no mercado, ou como transformar o seu modelo de negócio em algo mais prático, e assim por diante. A última abordagem é uma abordagem meditativa. Esta última abordagem ajuda a indivíduos que não estão tentando “descobrir novas coisas” necessariamente, mas sim que querem se manter calmos o suficiente para ouvir a sua intuição. Um dos executivos mais ocupados que eu conheço, que trabalha no ritmo frenético de alta tecnologia do Vale do Silício, obtém suas ideias mais revolucionárias sentado no deck admirando o nascer do sol. Qualquer uma dessas abordagens pode funcionar – o principal objetivo é que você consiga um tempo para pensar.

Planeje. Criar o seu “plano” significa identificar os itens de ação, tanto os de curto prazo e dos de longo prazo, que irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Para você, pode assumir a forma de algo tão complexo que envolve um plano estratégico de toda a empresa, algo menor escala, ou simplesmente uma lista de tarefas a serem colocadas em prática. No planejamento, você usa a clareza e foco que você ganhou na primeira etapa e o coloca em um curso prático de ação.

Diagrame. Há um passo mais importante que você pode tomar quando estiver praticando o pensamento estratégico, pensar sem palavras. Diagramação, mapear sua mente, brainstorming, desenhar, utilizando-se de gráficos e tabelas – todas estas formas de “pensar” estimulam a sua criatividade e podem liberta-lo. Para os pensadores visuais e pensadores criativos, este passo pode fazer a parte de planejamento um processo menos doloroso. Para os tipos mais lineares e analíticos, esta abordagem pode realmente dar uma sacudida quando se está estagnado em seus pensamentos.

Estratégia é um plano de ação ou política destinada a alcançar um objetivo maior ou global. Quando estamos falando de pensamento estratégico que estamos realmente falando sobre o que precisamos para alcançar nosso objetivo, e como fazê-lo. Em vez de se prender a velha lista de coisas a fazer, especialmente quando já estamos em curto tempo, tente reformular a maneira em que você se aproxima da realização de seu objetivo.

Pronto para começar? Separe um tempo para se dedicar exclusivamente ao pensamento estratégico. Coloque-o em prática dentro de uma semana ou duas, em um momento e lugar no qual você não será interrompido. Dê a si mesmo a chance de sonhar com o futuro que você está tentando criar, em seguida, aplique uma ou duas dessas abordagens para o pensamento estratégico. Verifique seu avanço, você não será apenas uma pessoa mais estratégica, mas mais bem sucedida.