fbpx
Lawsonia intracellularisSuinoCast

SuinoCast #136 – Ileíte e o prejuízo silencioso

Sabe aquela calça com bolso furado, que a gente coloca dinheiro e quando vai usar nota que as moedas se foram? O prejuízo que a ileíte causa é mais ou menos assim. Sem dor (diarreia) nenhuma, sem percebermos aparentemente (baixa mortalidade), mas quando vamos pagar o pão na padaria (fechar o lote) o prejuízo é notório.

Esse foi o tema do excelente bate-papo que tive com o Erich Nascimento. Ele explicou, de maneira muito prática, qual o impacto financeiro que ileíte pode causar em lotes que lidam com este inimigo que, geralmente, quanto mais silencioso, maior é o preju!

O que eu mais gostei foi que o Erich nos traz dados de sistemas de produção brasileiros, robustos e extremamente atuais. Também conversamos sobre os primeiros estudos que padronizaram as técnicas de diagnóstico e modelagens econômicas.

Como não poderia perder a oportunidade, conversamos sobre o futuro da sanidade de suínos, usando vacinas e usando, de maneira inteligente, os dados gerados em tempo real pela produção de suínos.

Ah, o manual que ele comenta no nosso bate-papo, pode ser baixado clicando aqui.

Abraço

Jamil

Siga-nos nas redes sociais: