fbpx
OurofinoSanidade

Conceito de Saúde Única (One Health – OH)

O conceito de Saúde única (One health – OH) não é recente, sendo colocado em discussão há muito anos atrás por grandes filósofos os quais já defendiam a ideia de que a saúde pública estava ligada a um equilíbrio entre a saúde humana, animal e de meio ambiente. Entretanto, o termo Saúde única foi instituído em 2008, através de uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura (FAO) com o objetivo de realizar um trabalho integrado destes três pilares no intuito de garantir uma boa saúde pública através da prevenção e controle de patógenos na produção animal.

De alguns anos para cá o processo de globalização, mudanças climáticas, transformações ambientais bem como o comportamento humano, fez com que houvesse um aumento da ocorrência de doenças emergentes e reemergentes, tanto em homens quanto em animais, como observada nos últimos 10 a 15 anos.

Segundo a OIE (2016), 60% das doenças infeciosas humanas são zoonoses, sendo 75% dos agentes de doenças infeciosas no homem de origem animal, sendo que de cinco (5) doenças novas no homem que surgem por ano, três (3) são de origem animal. Portanto, o papel do Médico veterinário passa a ser fundamental para que seja mantida e regulada esta Tríade de saúde (Figura 1).

Figura 1. Tríade do conceito de Saúde Única (One Health – OH).

O conceito de saúde única é muito complexo, e dentre os diversos itens, está a discussão sobre a resistência antimicrobiana, no intuito de desenvolver programas de uso criterioso de antimicrobianos e assim garantindo a efetividade dos princípios ativos em longo prazo (Figura 2).

Figura 2. O conceito de Saúde Única e seus fatores de risco.

Em função disso, a cada dia a responsabilidade do médico veterinário se torna maior em indicar qual classe de antimicrobianos deve ser utilizada. Recentemente, os antimicrobianos foram classificados em diferentes classes de criticidade em relação à medicina humana, no intuito de que determinadas moléculas tidas como criticamente importantes para medicina humana deixassem de ser utilizadas como uma primeira opção para tratamento de animais de produção. Com esta movimentação mundial para a redução do uso de antimicrobianos, a produção animal se viu na necessidade de retornar à prática de processos básicos como, biosseguridade e limpeza e desinfecção. Neste sentido, o uso de biológicos também passou a ganhar alta relevância, uma vez que está relacionado no conceito de prevenção de enfermidades, estando diretamente ligado ao conceito de Saúde Única.

One thought on “Conceito de Saúde Única (One Health – OH)

Fechado para comentários.