fbpx
BTA Aditivos

Matéria-prima de qualidade e sua implicação na saúde intestinal de suínos

A alimentação dos animais representa grande parte do custo de produção e reflete na lucratividade da produção suinícola, visto que está diretamente associada ao ganho de peso e eficiência alimentar. Por esse motivo, é importante assegurar a qualidade da matéria-prima que compõe as rações que serão fornecidas aos animais (Hötzel et al., 2011; Andersen & Pedrosa, 2017). Para garantir a qualidade e inocuidade da matéria-prima, deve-se evitar a contaminação química, física ou biológica como, por exemplo, contaminação por microrganismos, pesticidas e micotoxinas (Chen et a., 2020). 

As micotoxinas surgem desde o cultivo dos grãos e mais ainda durante o armazenamento, principalmente devido à alta umidade do ambiente ou a secagem incorreta. O uso de adsorventes de micotoxinas se faz necessário, pois quando o alimento contaminado é consumido pelos animais, ele contribui significativamente para alterações das funções intestinais normais dos leitões. Desta forma, ocorre uma influência negativa na absorção de nutrientes e na barreira de proteção, além de prejudicar a imunidade, causando doenças e reduzindo o desempenho dos animais (Liew & Mohd-Redzwan, 2018). Por exemplo, leitões de creche desafiados com aflatoxinas e desoxinivalenol tiveram um menor ganho de peso diário, ingestão de ração, eficiência alimentar e digestibilidade total aparente de nitrogênio (Holanda & Kim, 2022). Isso pode ser justificado devido às alterações na morfologia intestinal, como a redução da altura das vilosidades, que são ocasionadas por esses metabólitos, diminuindo a superfície de absorção de nutrientes (Kim et al., 2019).

 Outra condição que deve ser avaliada é a presença de fatores antinutricionais, pois esses podem afetar o intestino de leitões favorecendo a proliferação de bactérias patogênicas (Andersen & Pedrosa, 2017), além de interferirem na forma como os animais absorvem os nutrientes, resultando na redução da biodisponibilidade de vários componentes dos cereais (Abu Hafsa et al., 2022). A alimentação dos animais constitui um dos maiores custos de produção da cadeia suinícola, nota-se a grande importância do controle de qualidade dos ingredientes utilizados, visto que esses ingredientes afetam diretamente o desempenho, a qualidade de vida e a saúde dos animais. Isso faz com que uma matéria-prima de qualidade seja chave para a lucratividade do sistema de produção.