fbpx
BTA Aditivos

Saúde intestinal e a capacidade de absorção dos nutrientes

A saúde intestinal apresenta implicações significativas para o estado geral de saúde dos suínos, bem como para a utilização de nutrientes, devido às suas várias funções, que incluem: digestão e absorção de nutrientes; secreção de mucinas e imunoglobulinas; e proteção de barreira seletiva contra antígenos e patógenos nocivos (Yang & Liao, 2019). O trato gastrointestinal do suíno (TGI) abriga diversas espécies microbianas, contém mais de 20 hormônios, digere e absorve a grande maioria dos nutrientes e é responsável por cerca de 20% do gasto de energia corporal dos animais (Ewing, 2008; Choct, 2009). Neste sentido, tanto o tecido da parede do TGI quanto a microbiota luminal desempenham papéis cruciais para manutenção de um intestino saudável, e consequentemente, para o bom funcionamento intestinal. 

A associação entre a integridade da estrutura anatômica, a adequada relação microbiológica e atividades fisiológicas e funcionais ótimas são a base para o funcionamento normal do intestino. Consequentemente, estes são fatores cruciais para garantir a saúde intestinal de suínos. Ainda, a integridade intestinal desempenha um papel fundamental no metabolismo dos suínos, visto que após o consumo do alimento, as células epiteliais intestinais são preparadas para absorver ou eliminar seletivamente substâncias da dieta (Mace & Marshall, 2013). 

Essas células epiteliais se organizam estruturalmente como vilosidades e criptas. As vilosidades são projeções digitiformes no lúmen intestinal, enquanto as criptas são invaginações entre as vilosidades (Ewing, 2008; Yang & Liao, 2019).  A superfície de cada enterócito absortivo nas vilosidades tem ainda pequenas projeções denominadas microvilosidades, e todas essas microvilosidades, conjuntamente, formam a borda em escova (Yang & Liao, 2019). Além de expandir a superfície para absorção de nutrientes, a membrana plasmática das microvilosidades incorpora várias enzimas, que podem ajudar a completar os estágios finais da digestão e absorção de nutrientes (Fox, 2011). 

A altura das vilosidades, a profundidade das criptas e a razão altura de vilosidades e profundidade de cripta (vilosidade:cripta) são indicadores morfológicos chave para saúde geral e das funções do intestino (Piva et al., 2001; Feng et al., 2015). A maior altura das vilosidades pode resultar em maior capacidade absortiva de nutrientes disponíveis, enquanto uma menor vilosidade é um indicativo de custo metabólico diminuído para renovação do epitélio (Yang & Liao, 2019). Já uma relação vilosidade:cripta maior sugere aumento da absorção de nutrientes (Feng et al., 2015), diminuição da secreção de citocinas pró-inflamatórias, redução do custo metabólico e consequentemente, melhor desempenho destes animais, quando comparados a animais com uma baixa relação entre altura de vilosidades e profundidade de criptas (Willing & Van Kessel, 2007; Xue et al., 2018).

Indiscutivelmente, um intestino saudável em suínos é crucial para o metabolismo geral de nutrientes, atividades fisiológicas, bem-estar e saúde geral do animal, bem como para a eficiência produtiva em todas as fases de vida do suíno. Para aumentar a eficiência alimentar, ou seja, melhorar a utilização metabólica dos nutrientes fornecidos via dieta, é necessário garantir a saúde intestinal do animal (Liao; Nyachoti, 2017). Quaisquer desafios prejudiciais à saúde intestinal podem comprometer a utilização dos nutrientes, a saúde como um todo, e consequentemente, levar à uma redução de desempenho dos suínos.