SuinoCast #191: Castração de suínos: pontos chaves desta prática no Brasil – Dra. Ana Maria Bridi
O Brasil é um país onde já a algum tempo se consome carne de suínos imunocastrados. Também, a castração cirúrgica vem sendo revista pelas autoridades devido ao bem-estar animal, fazendo com que a imunocastração venha sendo amplamente adotada.
Essa prática, apesar de uma alternativa tecnológica e inovadora e de ter revolucionado a suinocultura, ainda demanda mão-de-obra treinada e protocolos seguidos à risca. Porém, este não é o mesmo cenário em todo o mundo. Nos EUA, por exemplo, menos de 5% dos machos são imunocastrados. Já na Europa a carne de machos “inteiros” é culturalmente aceita e o sabor e odor é estimado como parte da carne que está sendo consumida. O que muda entre os continentes? O que a lei brasileira diz? E o consumidor, será que aceitaria uma carne com esse “odor sexual”? O que tem de mais recente nas pesquisas nessa área?
Nesse episódio, a Dra. Ines Andretta recebeu a Dra. Ana Maria Bridi, professora da Universidade Estadual de Londrina, que respondeu a todas essas perguntas e muito mais!
O que você irá aprender:
1. Abate de suínos não castrados
2. Manejo nutricional para reduzir o odor sexual
3. Como educar o consumidor sobre carne de suínos inteiros
4. Cenário da imunocastração no Brasil
5. Imunocastração para fêmeas
6. Abate de animais pesados
7. Ferramentas para melhorar a qualidade de carne
Pingback: Castração de suínos é tema de episódio do SuinoCast