Canastra
PAIS DE ORIGEM: BRASIL
ESTATURA: MÉDIA
PELAGEM: NEGRO COM PELOS FINOS E CURTOS.
APTIDÃO: BANHA
PRODUTIVIDADE: BAIXA
CARACTERÍSTICAS: A CABEÇA É GRANDE; GROSSA, DE PERFIL CÔNCAVO, COM FRONTE DEPRIMIDA E PREGUEADA, FOCINHO GROSSO, BOCHECHAS VOLUMOSAS, COM ORELHAS GRANDES E CABANAS. O CORPO É COMPRIDO, APERTADO LATERALMENTE, E OS MEMBROS FORTES.
Introdução
O suíno canastra é um animal de tamanho médio. Muito rústico, indicado para sistemas de criação a campo. As fêmeas são boas mães, produzindo ninhadas, em média, de 6 a 8 leitões. Os suínos canastra têm grande propensão à engorda e produzem muita banha e toucinho.
Histórico
Os animais canastra é derivada das raças Alentejana e Translagana de origem portuguesa. No Brasil essa raça é muito comum na região de Formiga em Minas Gerais.
Manejo Nutricional
Os animais Canastra por ter baixa produtividade e muita gordura, também são pouco exigentes com relação a nível nutricional, podendo formular ração com menores teores de proteína e ainda assim ter um ganho de peso satisfatório. Com isso, é necessária a formulação da dieta de acordo com os alimentos disponíveis na propriedade.
Manejo Sanitário
Por serem muito rústicos, os animais canastra são pouco propícios a várias doenças. Entretanto, é necessário que as instalações sejam limpas e desinfetadas; os animais sejam vacinados e vermifugados de acordo com a recomendação do médico veterinário.
Produtividade
– Média de leitões nascidos – 9
– Média de leitões aos 21 dias – 8,28
– Peso aos 280 dias (kg) – 120
Fontes: