Dr. Marcelo Camargos: Como se monitora doenças de importância para a suinocultura? | Ep. 245
Nesse episódio, o Dr. Vinícius Cantarelli recebeu novamente o Dr. Marcelo Camargos para conversar um pouco mais sobre o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA-MG) e seu trabalho junto ao MAPA e a laboratórios credenciados, no monitoramento de doenças de atenção na suinocultura. Eles conversaram sobre o status sanitário do país, que leva vantagem em relação a algumas doenças de atenção presentes ao redor do mundo, como a PRRS, que nunca foi detectada aqui. Além disso, o Dr. Marcelo falou um pouco sobre como funciona o controle de suínos asselvajados e suínos de subsistência e o andamento da produção de vacinas efetivas contra a Peste Suína Africana.
O que você irá aprender:
- Dia-a-dia e principais desafios do LFDA
- Controle de suínos asselvajados e suinocultura de subsistência
- O que a população em geral deveria saber sobre o controle de doenças de atenção
- Vacinas para Peste Suína Africana
* Errata: No episódio, o Dr. Marcelo Camargos cita a Sicília como local com foco de Peste Suína Africana na Itália, mas o correto é a Sardenha.
Conheça o convidado:
Marcelo Camargos é Médico Veterinário, Mestre e Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). É responsável técnico do Laboratório de Diagnóstico de Doenças Virais e chefe substituto da divisão técnica laboratorial do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA-MG).