Landrace
Introdução
A raça Landrace vem sido explorada e melhorada pela Dinamarca, acredita-se que na década de 1890 houve o cruzamento de um cachaço Yorkshire (Large White) com uma fêmea nativa, o que resultou em uma prole com excelente qualidade de toucinho. Mas como essa característica não foi repassada as suas descendências, criou-se a necessidade de estruturar centros de cria, para conseguir animais com essa característica genética. Portanto, ainda é uma raça muito estudada e melhorada, considerada uma das mais importantes raças porcinas da atualidade. O Landrace encontra-se em terceiro lugar no ranking dos maiores reprodutores do Brasil, ficando atrás apenas das raças Wessex e Duroc.
Padrão Racial
Apresentam pelagem branca, com cerdas finas, sedosas e sem formação de redemoinhos ou fios grossos, o que seria desclassificatório para o padrão da raça. Pele fina, sem rugas, solta e despigmentada, entretanto nas regiões tropicais os animais com manchas escuras tem maior preferencia. Corpo ideal para produção de carnes, corpo esguio e enxuto. Suínos adultos apresentam peso entre 250 e 300kg, animais com 6 a 8 meses apresentam peso ideal para matança (80-110kg).
O Landrace é um animal precoce, prolífico e produtivo e que quando cruzados com suínos nacionais ou exóticos, tem a capacidade de melhorar a qualidade de carcaça, gerando descendentes bons.
Manejo Sanitário
Por serem de origem europeia, essa raça tem passado ao longo dos anos por melhorias na sua resistência contra os patógenos brasileiros, o que torna necessário o uso de medidas profiláticas a fim de se evitar contaminações indesejadas. Vacinações e vermifugações devem ser realizadas periodicamente de acordo com a recomendação do Médico Veterinário.
Fontes:
https://www.infoescola.com/animais/suino-landrace/
https://topigsnorsvin.com/news/topigs-norsvin-supplies-wens-landrace/