Peste Suína Clássica
A Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença viral grave, de notificação obrigatória no Brasil, que acomete somente suíno, não sendo transmitida ao ser humano ou outras espécies.
⠀
De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), atualmente é proibido o trânsito de suínos do Nordeste (exceto de Bahia e Sergipe) para os Estados livres da doença, o que inclui todos os do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os limites entre as zonas livre e não livre de PSC são protegidos por barreiras naturais, para impedir o trânsito de animais da área não livre da doença, e postos de fiscalização, onde procedimentos de vigilância e mitigação de risco para evitar a introdução da doença são adotados continuamente.⠀
⠀
A Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério diz que será necessário realizar um programa de vários anos para erradicar a PSC do território nacional, assim como foi feito, com sucesso, em relação à febre aftosa que atinge bovinos. (Abril, 2019).
De acordo com Marcelo Lopes, Presidente da ABCS, o MAPA tem um plano de erradicação da PSC a partir da vacinação, que precisa ser colocado em prática o mais rápido possível: “para ficarmos livres da doença de uma vez por todas, e continuar com os trabalhos de exportação que estão indo muito bem”. Ainda segundo ele, conscientizar as associações do Nordeste para tomarem os cuidados necessários com as vigilâncias locais – “Temos milhares de produtores de subsistência no NE, o que torna o controle mais difícil”. Os focos estão ocorrendo em produções de subsistência (pequenas propriedades).
Se o vírus migrar para uma área livre de PSC, pode comprometer a exportação de carne suína. Precisamos ser bastantes ágeis nesse momento, controlar esse foco com as vacinações para não contaminar a área limpa e não comprometer nossas exportações. Nós estamos vivendo um momento importante para a suinocultura, com a abertura de novos mercados, principalmente a China, principal produtora e consumidora mundial da carne. (11/10/2019). ⠀
Cadastrei me no site academia suína. Represento no Brasil um fabricante de equipamentos destinados ao processamento de carcaças contaminadas por enfermidades do tipo PSA e neutralizando os os riscos provenientes deste material. Havendo interesse em informações técnicas ou comerciais destes equipamentos e tecnologia envolvida, peço que entre em contato para maiores esclarecimentos.
[email protected] – 51. 98157-8730
https://celitron.com/en/blog/mobile-iss-agri-a-solution-for-safe-animal-carcass-disposal