SuinoCast #221: Custo de produção: da porteira para fora – Dr. José Carlos de Lima Júnior
Olá,
Nesse episódio, eu recebi o Dr. José Carlos de Lima Júnior, um especialista em estrutura de mercado e planejamento estratégico, para um bate-papo sobre o dinamismo do agronegócio brasileiro e as estratégias necessárias para ser bem sucedido nesse setor. Durante nossa conversa, nós falamos sobre a importância de reposicionar a imagem da suinocultura brasileira, enfatizando a sua alta qualidade e valor nutricional, rompendo com o estigma em torno da carne suína, muitas vezes percebida como menos saudável do que outras opções de carne. Exploramos também a crescente necessidade de identificar as melhores maneiras de apresentar o produto final aos consumidores, como o desenvolvimento de novos cortes de carne, por exemplo. Além disso, discutimos sobre os desafios relacionados ao custo e à flutuação do mercado, e como é possível driblar essa situação a partir da gestão eficiente dos recursos e a antecipação das tendências do mercado. Com uma visão estratégica clara e um compromisso com a inovação e qualidade, a indústria está bem posicionada para prosperar no futuro.
O que você irá aprender:
1. As mudanças de percepção do agronegócio
2. Consumo de carne suína
3. Situação atual da suinocultura
4. Produção sustentável
Conheça o convidado:
Dr. José Carlos de Lima Júnior
Experiência:
○ Atual: Sócio Diretor da Consultoria Markestrat, Cofundador da Harven Business School, Professor de pós graduação em diversos cursos de MBA; já coordenou mais de 150 projetos para empresas públicas e privadas, com destaque para o Mapeamento da Suinocultura do Brasil (cliente ABCS).
Áreas de conhecimento:
○ Especialista em Estrutura de Mercado e Planejamento Estratégico;
○ Doutor em Administração (Marketing) pela FEA/USP, com mestrado em Estratégia e Mercado também pela FEA/USP.
Hobbies: Literatura e Jardinagem
Livros, séries e filmes:
○ Livros: Livro de ficção “O Perfume”, Patrick Sunshind; Livro não ficção “Os Romanov”, Simon Sebag
Citação que ama:“Ser sincero a todo momento, contradizendo-se a cada segundo”, Fernando Pessoa
Dica de sucesso: Estude sempre. Até porque um bom profissional é formado por 50% de embasamento teórico, 49% de experiência prática e 1% de feeling (formação). Jamais coloque a experiência acima do método de compreendê-la, dado que ela é uma foto 3×4 de um determinado momento no tempo.
Conecte-se com o convidado: LinkedIn