Suinocultura Faixa Preta #14 – β-mananase: uma alternativa para reduzir o impacto ambiental da alimentação de suínos
Os programas de alimentação de suínos e aves requerem uma grande quantidade de recursos alimentares e diversos estudos indicam a alimentação como uma das principais fontes de impacto ambiental. Como forma de mitigar essa situação, diversas estratégias alimentares têm sido estudadas. Nesse escopo, o MSc. Felipe Hickmann em conjunto com a sua equipe, desenvolveram um trabalho que visa avaliar os impactos da suplementação de suínos com β-mananase, tendo como foco as principais regiões produtoras de suínos do Brasil: Sul e Centro-Oeste. A β-mananase é uma enzima pouco utilizada na suinocultura, mas o doutorando Filipe Hickmann aponta algumas vantagens e potencialidades no seu uso.
O que você vai aprender:
- Como as estratégias de alimentação podem mitigar os impactos ambientais na suinocultura
- O que é a enzima β-mananase e quais as vantagens na sua utilização
- Como a β-mananase atua na eficiência energética dos animais
- Utilização de β-mananase: é viável para a suinocultura
Conheço o convidado:
MSc. Felipe Mathias Weber Hickmann
Experiência:
- Atual: trabalha em um projeto de pesquisa que visa avaliar os impactos ambientais associados a diferentes estratégias de alimentação de aves e suínos
- Passada: Atua na área de produção de aves e suínos há mais de 20 anos, com experiência em sistemas verticais de integração.
Áreas de conhecimento:
- Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com um período sanduíche na University of Technology Sydney, Austrália.
- Mestrado em Zootecnia (UFRGS), com um período sanduíche na Iowa State University, Estados Unidos.
- No momento, está realizando o seu doutorado em Zootecnia (UFRGS) e Ciência Animal (Université Laval), com período sanduíche no Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC).
Conecte-se com o convidado: LinkedIn