fbpx
Suinocultura Faixa Preta

Suinocultura Faixa Preta #24 – Sistema convencional vs. com acesso ao sol: fêmeas precisam de dose extra de vit. D? – Dra. Cláudia Silva e Dr. Bruno Silva

Nas últimas décadas, a suinocultura evoluiu para sistemas cada vez mais intensivos, ao mesmo tempo que os avanços na genética tornaram as fêmeas mais produtivas. No entanto, esses avanços aumentaram a susceptibilidade a desafios nutricionais devido ao aumento da demanda de nutrientes. Com isso, em sistemas intensivos – onde os animais permanecem confinados a maior parte da vida – os níveis de vitamina D podem estar abaixo das recomendações ideais, sendo necessária a suplementação na dieta para atender as exigências nutricionais e genéticas atuais de alta produtividade. Para comprovar esses benefícios, foi realizado um trabalho de pesquisa com o objetivo de avaliar o impacto do sistema de alojamento (com acesso à luz solar ou não) e suplementação de uma fonte mais disponível de vitamina D – que não necessita da exposição ao sol para ser ativada – no desempenho e níveis séricos de 25(OH)D3 nas fêmeas durante os períodos de gestação e lactação. Os resultados são surpreendentes! Para conferir o trabalho na íntegra, clique aqui.

Conheça o convidado:  

Dra. Cláudia Silva

Experiência: 

      ○ Atual: Especialista – Estudos Aplicados Monogástricos LATAM na DSM

Áreas de conhecimento:

      ○ Zootecnista pela Universidade de São Paulo;

      ○ Mestre em produtividade e qualidade animal com ênfase em Nutrição de Suínos pela Universidade de São Paulo;

      ○ Doutora em produtividade e qualidade animal com ênfase em nutrição de suínos pela Universidade de São Paulo;

Conecte-se com o convidadoLinkedIn

Conheça o convidado:  

Dr. Bruno Alexander Nunes Silva

Experiência: 

      ○ Atual: Professor e Pesquisador em Nutrição de Suínos e Adaptação Ambiental na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ICA)

Áreas de conhecimento:

      ○ Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa;

      ○ Mestre em Bioclimatologia Animal e Nutrição de Suínos pela Universidade Federal de Viçosa;

      ○ Doutor em Bioclimatologia e Nutrição de suínos pela Universidade Federal de Viçosa e pelo Institut National de la Recherche Agronomique – INRA, França.

      ○ Pós-doutorado em Nutrição de suínos pela Universidade Federal de Viçosa.

Conecte-se com o convidadoLinkedIn