fbpx
Lawsonia intracellularisMSDSanidade

Progressão da infecção por Lawsonia intracellularis sob a óptica histopatológica

A enteropatia proliferativa (PE) causada pela bactéria Lawsonia intracellularis é caracterizada pelo espessamento da mucosa do intestino delgado, devido à proliferação de enterócitos associada à presença da bactéria.

Um estudo foi realizado na Universidade de Minnesota, com o intuito de acompanhar as progressões das lesões macroscópicas e histológicas em suínos inoculados por L. intracellularis. Trinta leitões com 35 dias de vida foram divididos em 2 grupos: 20 animais desafiados e 10 animais controle. Foram realizadas necropsias nos dias 1, 3, 5, 8, 11, 15, 19, 24, 29 e 35 dias após a inoculação.

Nos animais inoculados, a primeira detecção por imunohistoquímica (IHC) ocorreu dia 5, mas nenhuma lesão histológica foi observada. No dia 11, notou-se hiperplasia multifocal de células da cripta e redução de células caliciformes foi evidente no íleo e no cólon proximal, além da detecção do antígeno. No dia 15, foi identificado hiperplasia de células epiteliais imaturas difusas no íleo (Fig. 2a), ceco, cólon e jejuno. No jejuno e íleo, foram observadas atrofia das vilosidades. No jejuno, foram observados necrose da camada superficial da mucosa e deposição de fibrina formando uma membrana fibrinonecrótica, enquanto que a marcação de antígeno bacteriano intensa e difusa foi encontrada em células de cripta, no íleo (Fig. 2b) e em toda a porção intestinal. O antígeno também foi detectado nos nódulos linfóides da submucosa do cólon proximal. No dia 35, nenhuma lesão histológica ou detecção de antígenos na IHC foram observados. Casos de diarreia foram observados do dia 9 até o dia 28 após inoculação. Isso coincide com o aparecimento das primeiras lesões macro e microscópicas no dia 11, e a positividade consistente em amostras fecais de PCR e detecção de L. intracellularis no intestino grosso até o dia 29 após inoculação. 

Figuras 1 e 2. Enteropatia proliferativa, intestino, suíno Figura 1. (a) íleo normal. Hematoxilina e eosina (HE). (b) Baixa quantidade de antígeno de Lawsonia intracellularis no citoplasma de enterócitos. Figura 2. Dia 15, (a) íleo com criptas hiperplásicas. HE. (b) Antígeno bacteriano no citoplasma de enterócitos e em algumas células mononucleares na lâmina própria.

De acordo com o estudo, a compreensão da doença a campo se torna muito mais simples, levando em consideração os diferentes graus de lesões de acordo com o dia em que o animal entrou em contato com a bactéria, e os sinais clínicos apresentados. Isso auxilia o médico veterinário na interpretação do laudo, na epidemiologia da doença e na tomada de decisão diante das manifestações clínicas encontradas no campo.

Referências 

Guedes, R. M., Machuca, M. A., Quiroga, M. A., Pereira, C. E. R., Resende, T. P., & Gebhart, C. J. (2017). Lawsonia intracellularis in pigs: progression of lesions and involvement of apoptosis. Veterinary pathology, 54(4), 620-628.

Lawson GH, McOrist S, Jasni S, et al. Intracellular bacteria of porcine proliferative enteropathy: cultivation and maintenance in vitro. J Clin Microbiol. 1993;31(5):1136–1142

Conheça a MSD Saúde Animal.